sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Queimaduras em crianças

Olá!
Um dos acidentes mais comuns é a queimadura em crianças, e as consequências podem ser as piores possíveis.
Somos os responsáveis pela segurança do nosso filho; uma criança não tem a noção da gravidade de uma queimadura e cabe a nós pais protegê-la da melhor forma para que isso não ocorra.
O mais comum é a panela no fogão. Imagine uma panela com água quente, óleo ou qualquer outro líquido em alta temperatura, que esteja com o cabo virado para fora do fogão e a criança se aproxima por curiosidade: a fatalidade acontece. É necessária a nossa atenção em deixar o cabo virado para dentro do fogão e monitorar para impedir que a criança chegue perto, deixando claro para ela que se chegar ou tocar no objeto (panela), será extremamente perigoso.
Existem alguns tipos de queimaduras que devemos atentar para que possamos identificar qual o tratamento correto, as quais se classificam em:

Atenção: as imagens abaixo podem ser consideradas chocantes para determinados grupos

Queimaduras de primeiro grau - esse tipo de queimadura é considerado mais simples e superficial, envolve a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Os sintomas são: dor no local afetado, vermelhidão e a recuperação é pouco demorada, dura de 3 a 6 dias.

foto


Queimaduras de segundo grau - nessas queimaduras, existem a formação de bolhas, dor muito intensa no local afetado e a rotura da pele, ou seja, o rompimento do tecido. Deve se dar maior atenção nesse tipo de queimadura, ela é considerada mais grave que a de primeiro grau. É aconselhado não estourar as bolhas, elas auxiliam na proteção da pele, principalmente contra infecções. A cicatrização é mais demorada, chegando a mais de três semanas, deixando cicatriz.

foto



Queimaduras de terceiro grau - essas são as mais graves, a queimadura nesse estágio causa a destruição das camadas superficiais da pele. O curioso nessa fase de queimadura, é que não se sente dor, por acometerem a derme e tecidos subcutâneos, destruição total dos nervos, podendo atingir músculos e estrutura óssea. Somente com cirurgia para corrigir as deformidades, necessitando de enxertos.

foto



Você deve estar me perguntando: Qual o tipo de tratamento para uma queimadura? Eu considero o tratamento para queimaduras leves,  ou seja, aquelas que não necessitam de intervenção intra-hospitalar, resfriar o local com água fria corrente (a água da torneira), não deve ser água gelada, o tempo aproximado embaixo da torneira é de 15 minutos, até que o local da lesão seja resfriado. Não passe qualquer substância, e muito menos pasta de dente, café ou qualquer outo tipo de pomada; se houver roupa, retirar, sem que esteja grudada na pele, se estiver grudada, não retire, apenas mantenha a roupa umidificada. Se a pele estiver prejudicada, coloque gaze umidificada, não use algodão para não grudar, e não estoure as bolhas e muito menos arranque a pele se estiver pendurada.
O mais importante é a prevenção, com ela, os riscos de queimaduras em nossos filhos serão mínimos. Se acontecer, procure um médico, não se desespere, saiba que a segurança parte de nós pais.

Abraços! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESPAÇO MÃE

Mamae Fitnes