terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Por que pegar no colo?

Mais uma vez estou aqui para contar minhas experiências, e tudo que escrevo serve a você como dicas para que sua convivência ao lado de seu herdeiro seja mais tranquila.
Muitas pessoas chegarão em você e dirão: "Não acostuma no colo, hein", essa frase será uma das que você mais ouvirá na sua vida. Na verdade quem decidirá se deve ou não ficar com seu bebê no colo será você, pelo simples motivo de que o seu filho estará em um mundo totalmente diferente daquele  que estava acostumado, ou seja, fora do ventre da mãe, que até então, era quentinho, confortável e seguro.
O colo para ele será um sinônimo disso, então saiba que um dia ele crescerá e você sentirá saudades do seu bebê no colo. Logicamente que tudo demais não faz bem, e o tempo todo em seu colo irá fazê-lo se acostumar da maneira dele, sendo assim, eu indico toda vez que seu bebê chorar, e irá chorar muito pelo seu colo, segure-o para que ele pare e se sinta bem, e assim que parar de chorar, você poderá ensiná-lo também que se pode conviver sem seu colo e logicamente para que você possa descansar, mesmo porque ninguém é de ferro.
Meu amigo, seu bebê é tudo na sua vida e ele enxergará em você tudo para ele também, não há possibilidade de ensinar um bebê com ele chorando. Fui tentar fazer essa experiência e ele ficou dois dias sem olhar na minha cara, então a melhor forma de explicar para ele o que você pretende, é através das brincadeiras, ou seja, quando ele estiver feliz.
Viva intensamente cada etapa da sua vida, seu bebê precisa de você mais do que nunca e caberá com sua paciência, entender suas necessidades. Ele não fala, apenas chora e perder a paciência será prejudicial para seu desenvolvimento e o desgastará por completo.
O pai que não participa, não é pai, não pense que apenas a mulher tem o dever de amamentá-lo, trocar, dar banho e segurar no colo, se você não aprender tudo isso, nunca saberá a linguagem de seu filho.
 
Abraços e até mais!

domingo, 28 de dezembro de 2014

A primeira mamada

Novamente estou aqui para compartilhar com você com imenso prazer dicas das experiências da minha relação para com meu filho e o quanto foi maravilhoso descobrir que se tornar pai não depende de curso, mas sim, de vocação.
Como já disse anteriormente, livros e opiniões ajudam, mas dependerá de você e sua esposa aprender a cuidar de seu filho da melhor maneira possível, e somente a prática leva à perfeição.
Logo após os nascimento do meu bebê, estávamos minha esposa e eu no quarto esperando sua chegada para que ele mamasse pela primeira vez. Eu estava no banheiro tomando um banho, quando minha esposa gritou: "Olha quem chegou". Confesso, fiquei tão eufórico que quase caí no banheiro, saí todo molhado correndo para ver meu filho amado dentro do quarto conosco.
Uma enfermeira estava orientando como fazer com que ele pegasse o peito, para um bebê é muito difícil se não houver o jeito com muita paciência, uma vez que é um mundo totalmente diferente do que ele vivia, não adianta querermos exigir de um bebê que ele aprenda em um dia tudo que você acha necessário, isso leva tempo e principalmente muita paciência.
Achávamos que seria difícil ele pegar o peito, mas foi mais simples que o imaginado, e quando se pega o peito, geralmente o bebê acostuma apenas com um lado, por isso, é importante insistir nos dois peitos, e o nosso bebê não teve essa dificuldade, conseguiu mamar os dois lados com a mesma frequência, tivemos sorte!
Assim que ele mamou por aproximadamente uns 20 minutos, o peguei no colo, sem jeito nenhum de pegar um bebê, sempre tive medo de pegar alguém tão pequenino, porém não teve outro jeito, peguei meu filho no colo na posição em pé e encostado em meu peito, para que ele pudesse arrotar. Por falar em arrotar, meu bebê quase não arrotava, era muito educado. Brincadeiras à parte, não conseguíamos ouvir o barulho, ou seja, em um recém nascido é muito complicado para identificarmos um arroto de um suspiro, esse último, também pode ser considerado um arroto, então o que eu fazia: ficava no mínimo 20 minutos com ele no colo na posição em pé encostado em meu peito, tempo suficiente para o leite fazer a devida digestão.
Meu amigo, as dicas que dei são importantes para que seu bebê não tenha um refluxo, o pior do refluxo que nada mais é que o bebê tecnicamente falando, o retorno de material ácido do estômago para o esôfago, que não necessariamente seja um doença, o que é comum nos bebês, é a aspiração desse material para dentro dos pulmões, nem gosto de falar isso, mas se não observarmos pode causar sérias complicações ao seu filho. 
 
Um grande abraço e continue acompanhando minhas experiências!!!

sábado, 27 de dezembro de 2014

Notícia da gravidez

É com muito prazer que estou novamente aqui para dividir com você minhas experiências de pai de primeira viagem e poder contribuir para sua evolução, assim como foi comigo.
Quando soube da notícia através de minha esposa de que seria pai, fiquei completamente anestesiado. Estava em meu trabalho e ao atender o telefone, ela toda emocionada me disse: "Parabéns! Você será papai". Lógico que dias antes desconfiávamos da sua gravidez, mas não tínhamos a noção do impacto dessa notícia. Como ela trabalha  em um hospital, se tornou mais fácil para realizar os exames necessários e não deu outra. Ela estava grávida! 
Ficamos completamente sem saber o que fazer, pensamos em como avisar aos nossos pais, como seria nossa vida dali para frente, o que é natural em pessoas que nunca foram pais, então, a primeira coisa que fizemos, foi pensar numa maneira de avisar nossos pais com uma surpresa. Foi aí que pensamos em comprar um par de sapatinho na cor branca, obviamente ainda não sabíamos o sexo do nosso bebê e de certa forma, tínhamos pressa em dar logo a notícia aos nossos pais. Primeiro fomos à casa dos avós maternos, e antes de falar nada, demos o presente nas mãos dos dois com apenas um pé do sapato, logo entenderam a mensagem que gostaríamos de passar. Meu sogro como é mais chorão, derramou rios de lágrimas, já a minha sogra mais durona, não chorou, mas dava pra ver em seu rosto as marcas da felicidade em saber da notícia, era só risada.
Logo após sairmos da casa dos avós paternos, fomos para meu apartamento correndo dar a mesma notícia aos meus pais. Fizemos a mesma surpresa e ao abrirem a caixa minha mãe ficou tão em choque que perguntou: " O que é isso" Logo caímos em gargalhada e ela entendeu o significado do outro pé de sapatinho branco estar naquela caixa de presente. Ahh! Não posso esquecer que meu pai também se emocionou muito, não como meu sogro, mas também derramou suas lágrimas e pegou no rosto da Priscila minha esposas e disse: "Eu sabia".
Bom, foi assim que fizemos ao dar a notícia da gravidez de minha esposa aos nossos pais, e logicamente que a emoção não foi apenas por parte deles, todos se abraçaram e a partir daquele momento, sentimos que nossas vidas mudariam por completo.
 
Abraços e até a próxima postagem!!!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Apresentação

Olá!
Meu nome é Anderson, sou do Corpo de Bombeiros de São Paulo desde o ano de 2005, formado em Direito, pai de um menino que se chama Jorge, e que ao nascer mudou completamente a minha vida!
Quero dividir com você as experiências que adquiri ao longo da vida em meu trabalho, mas principalmente, a maior experiência na vida de um homem: ser pai. Mostrar os desafios de ser pai de primeira viagem, onde até então, a grande preocupação partia da mãe e não havia importância no papel do pai no cuidado com seu bebê, principalmente porque o pai sempre teve um papel secundário no cuidado do bebê, sendo um coadjuvante. Aí pergunto: E se houver a troca do pai fazer o papel de mãe? Está preparado? Você deve pensar que sou sozinho, que minha esposa não cuida do meu filho, pelo contrário, foi através dela que me tornei o pai que sou hoje e sem curso, sem ajuda de sogra e sem ajuda de mãe, mas isso é outra história que contarei ao longo de minhas postagens.
Nunca se esqueça que aprendemos a verdadeira arte de cuidar de um filho na prática, os livros ajudam a direcionar, as opiniões também ajudam, às vezes atrapalham, então saiba que somente o pai e mãe convivendo em sintonia, conseguirão cuidar de um bebê de uma maneira menos difícil.
Espero contribuir com você da maneira mais prática possível, desejando que sua família seja muito feliz e que essa experiência de ser pai e mãe seja prazerosa.

ESPAÇO MÃE

Mamae Fitnes