Já passou pela sua cabeça a seguinte pergunta: Como ser o pai ideal para meu filho? Isso acontece antes do nascimento do nosso pequenino, e essa dúvida fará parte da sua vida, talvez por um longo tempo.
Como pai do Jorge, tento a cada dia dar o melhor de mim, mesmo cansado de um dia de trabalho estressante, curto ao máximo estar junto de meu príncipe, pelo simples fato de ganhar um singelo, doce e sincero sorriso. Com ele, brinco, dou risada, beijo e abraço o suficiente até ele dormir, ou me cansar.
Não existe uma fórmula que faça você se tornar um pai ideal, basta querer, se dedicar, mesmo que o tempo seja curto. Embora digo que a mãe seja insubstituível, seja para seu filho, um pai também insubstituível, não seja apenas mais um que como tantos, trabalha, joga futebol, toma uma cerveja com os amigos e quando chega em casa, na melhor hora do dia, quando ambos se encontram, dorme de tanto cansaço, e seu filho lhe esperando com toda a energia para compartilhar com o herói dele.
Seja o "Cara", o exemplo, para que no futuro ele possa ter orgulho de dizer o seu nome, de compartilhar seus ensinamentos. Ame seu filho e participe do seu desenvolvimento com o máximo de tempo que puder. Sei que não é fácil, para mim não é diferente, passo por tudo que você passa e ainda encontro um pouco de tempo para escrever sobre minhas experiências. A vida é passageira, o tempo não para, não arrume desculpa para dizer que não tem como brincar com seu filho. Eu por exemplo, faço tudo em casa juntamente com minha esposa, como lavar louça, lavar roupas, limpar a casa, no momento em que nosso amado filho vai dormir. Logicamente, tem dias que ficamos torcendo para ele dormir logo, pois já é tarde e a "ferinha" está com a corda toda, mas na maioria das vezes, ficamos com ele, deitados na cama, nos divertindo até pegar no sono. Mesmo que seja por um pequeno instante, largue tudo o que está fazendo, pare e se dedique única e exclusivamente a ele, tenha certeza que o retorno será gratificante e a satisfação de ganhar o dia ao lado do seu filho, não terá igual.
Sempre converso com minha esposa sobre a felicidade que nosso filho carrega através do seu sorriso, mesmo com pouca idade e sem ter noção da vida, não subestime a sua inteligência, pois ele não irá lembrar dessa fase quando crescer, mas você poderá lembrar por ele. Saiba que seu filho tem uma grande capacidade de perceber tudo a sua volta, principalmente os carinhos, os olhares, os "gritos", onde tanto o filho quanto o pai, aprendem o quanto se torna importante o convívio, contribuindo para uma relação de amor, de companheirismo, de emoções que apenas pai e filho podem sentir.
Além de pai, seja amigo.