sexta-feira, 13 de março de 2015

O Pai Ideal

Já passou pela sua cabeça a seguinte pergunta: Como ser o pai ideal para meu filho? Isso acontece antes do nascimento do nosso pequenino, e essa dúvida fará parte da sua vida,  talvez por um longo tempo.
Como pai do Jorge, tento a cada dia dar o melhor de mim, mesmo cansado de um dia de trabalho estressante, curto ao máximo estar junto de meu príncipe, pelo simples fato de ganhar um singelo, doce e sincero sorriso. Com ele, brinco, dou risada, beijo e abraço o suficiente até ele dormir, ou me cansar.
Não existe uma fórmula que faça você se tornar um pai ideal, basta querer, se dedicar, mesmo que o tempo seja curto. Embora digo que a mãe seja insubstituível, seja para seu filho, um pai também insubstituível, não seja apenas mais um que como tantos, trabalha, joga futebol, toma uma cerveja com os amigos e quando chega em casa, na melhor hora do dia, quando ambos se encontram, dorme de tanto cansaço, e seu filho lhe esperando com toda a energia para compartilhar com o herói dele.
Seja o "Cara", o exemplo, para que no futuro ele possa ter orgulho de dizer o seu nome, de compartilhar seus ensinamentos. Ame seu filho e participe do seu desenvolvimento com o máximo de tempo que puder. Sei que não é fácil, para mim não é diferente, passo por tudo que você passa e ainda encontro um pouco de tempo para escrever sobre minhas experiências. A vida é passageira, o tempo não para, não arrume desculpa para dizer que não tem como brincar com seu filho. Eu por exemplo, faço tudo em casa juntamente com minha esposa, como lavar louça, lavar roupas, limpar a casa, no momento em que nosso amado filho vai dormir. Logicamente, tem dias que ficamos torcendo para ele dormir logo, pois já é tarde e a "ferinha" está com a corda toda, mas na maioria das vezes, ficamos com ele, deitados na cama, nos divertindo até pegar no sono. Mesmo que seja por um pequeno instante, largue tudo o que está fazendo, pare e se dedique única e exclusivamente a ele, tenha certeza que o retorno será gratificante e a satisfação de ganhar o dia ao lado do seu filho, não terá igual.
Sempre converso com minha esposa sobre a felicidade que nosso filho carrega através do seu sorriso, mesmo com pouca idade e sem ter noção da vida, não subestime a sua inteligência, pois ele não irá lembrar dessa fase quando crescer, mas você poderá lembrar por ele. Saiba que seu filho tem uma grande capacidade de perceber tudo a sua volta, principalmente os carinhos, os olhares, os "gritos", onde tanto o filho quanto o pai, aprendem o quanto se torna importante o convívio, contribuindo para uma relação de amor, de companheirismo, de emoções que apenas pai e filho podem sentir.

Além de pai, seja amigo.








domingo, 8 de março de 2015

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente vai fazer 25 anos. Há o que comemorar?

Principal mudança é que hoje temos formas de denunciar, um sistema de proteção, varas da infância e delegacias especializadas.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos no dia 13 de julho. Há o que comemorar?

De acordo com o consultor Jurídico da Ong internacional Aldeias Infantis SOS, Ariel de Castro Alves, várias mudanças ocorreram após o advento do ECA. Entre elas a redução da mortalidade infantil, do trabalho infantil, o aumento do acesso de crianças às escolas. Apesar disso, Ariel Alves acredita que ainda há muitas questões que precisam avançar, como a prática de violência contra crianças e adolescentes, metade pelos próprios pais (55% dos casos).

Último balanço de 2014 mostra que a violência contra crianças e adolescentes é endêmica no país e um grande desafio nestes 25 anos do ECA. Último balanço mostra que 150 mil crianças e adolescentes, maioria do sexo feminino, com idades entre 8 e 11 anos, foram vítimas de seus direitos, em 2014.

Ainda de acordo o fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB e Ex- Conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, o disque 100 é muito importante, mas ainda é falho porque não monitora e não acompanha os trâmites dos casos encaminhados para apurações. "É necessário aprimorar o sistema para que o governo tenha condições de divulgar os dados da efetividade do dique 100, em relação à proteção integral de crianças e adolescentes", acrescenta.
 

sexta-feira, 6 de março de 2015

Lei nº 6.015/1973

Essa Lei trata sobre assuntos relacionados aos registros públicos, onde pode alterar o nome a pessoa que assim desejar, através de solicitação, no período de até um ano depois de completar 18 anos, (espaço compreendido entre 18 e 19 anos), sem haver a necessidade de justificar-se. É uma alteração considerada rápida, demora de 3 a 6 meses e na maioria das vezes, exige apenas uma audiência. Basta o interessado dirigir-se até o cartório, aos 18 anos completos e pedir a mudança. A única ressalva, está no fato de não caber recurso na decisão de primeira instância: se o pedido for negado, ou seja, não há outra chance.
A parte burocrática na qual a justiça exige, é de apenas provas de que a pessoa não está trocando de nome para se eximir das responsabilidades, fornecendo certidões de que não há protestos, processos criminais ou trabalhistas e que não há pendências com a Justiça Federal, Eleitoral ou Militar. O juiz dá a certidão à pessoa, que procura o cartório e solicita a mudança do nome. Após, precisa alterar os dados de cadastro em empresas, bancos e instituições.

Conforme o artigo 57 da Lei 6.015/73, aguarda-se o menino completar 18 anos e ele mesmo pede a alteração no cartório onde foi lavrado o assento. Isso deve acontecer antes de completar 19 anos, solicitando a inclusão do seu sobrenome.
Pode também a qualquer tempo contratar um advogado para impetrar ação de retificação de registro civil, com amparo no artigo 109 da lei 6.015, solicitando a inclusão do sobrenome. Se fizer agora ou enquanto o filho for menor de 18 anos, é necessário a aquiescência (consentimento) da mãe.

O que diz o artigo 57 da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973:

O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.

terça-feira, 3 de março de 2015

Qual o berçário certo?

Boa tarde amigos!
 
Este assunto é extremamente importante para quem precisará matricular o filho ou a filha num berçário. Sou exigente demais em tudo que faço e um dos meus defeitos é o perfeccionismo, tudo que faço deve ser da melhor forma possível e tudo que escolho, também precisa ser da mesma forma, ainda mais com um filho, acredito que qualquer pai queira que seja assim, a partir desse entendimento que minha esposa e eu resolvemos procurar um berçário que se encaixasse dentro das necessidades do nosso filho, bem como dentro das nossas possibilidades. Pensamos como seria encontrar um lugar para nosso amado passar o dia, sem que ficássemos preocupados, um lugar seguro, confortável e que não fosse longe de nossa casa.
Algumas pessoas que já possuem filhos em berçários, nos passaram dicas importantes, que eu gostaria de compartilhar com você que também se encontra na mesma situação que me encontrava, ou seja, com o coração apertado em ter que deixar seu tesouro longe das suas "asas".
Quando sair para visitar um berçário, procure ver se tem escadas, isso é um fator determinante para que você pense se vale a pena arriscar, onde se tem escadas, o risco de queda será maior. Da mesma forma, veja a aparência externa e interna do local, como é a higiene do banheiro, da cozinha, da banheira em que irão dar banho no seu filho, pintura, rachaduras nas paredes, se existe alguma umidade, entre outros. Não esqueça também, de analisar a recepção das berçaristas. Você deve estar pensando qual o motivo dele estar escrevendo isso? Pois é, já fui em berçários em que a berçarista não tinha expressão, eu não sabia se ela estava de bom humor, triste, com raiva e quando eu perguntava algo relacionado ao lugar, ela não sabia responder. Enfim, veja a quantidade de berços por bebê, o certo é um berço para cada bebê, veja também a quantidade de berçaristas, pergunte se elas tem formação pedagógica, se na hora do almoço, quantas ficam com os bebês, às vezes você vai em um lugar em que trabalha uma berçarista para cada bebê, mas quando saem para o almoço, fazem um revezamento em que fica apenas uma. Pergunte qual o horário delas, se elas trabalham em período integral, pois pode haver aquela que sai mais cedo, e se essa que sai mais cedo, qual irá substituí-la.
Geralmente não há necessidade de agendar visita, a maioria não impõe essa questão, por isso, tome cuidado quando algum berçário quiser combinar a visita com você, se for de seu interesse em conhecer vá, mas desconfie, pois eles podem maquiar muita coisa. Não esqueça de ver a segurança do local, quem irá receber seu bebê, quem irá entregar a você, se tem uma pessoa habilitada para fazer a segurança da parte de fora do local, e onde estão instaladas as câmeras. Questione sobre os primeiros socorros, se caso acontecer um acidente com algum bebê, qual a providência a ser tomada.
Muitos berçários possuem câmeras internas para que você possa acompanhar como estão cuidando de seu filho, por um lado é ótimo, mas por outro, você poderá não ter sossego e  querer vigiar seu filho o dia todo.
Deixei para o final, um dos quesitos que considero entre os mais importantes, e que sem ele, a segurança de seu filho e de todos estará prejudicada, é o tal do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Sem ele, a escola não pode funcionar, por isso, pergunte e peça para ver se a escola tem o AVCB, veja se está dentro da validade, veja se existem extintores espalhados pelo local. 
Como bombeiro, prezo pela vida das pessoas e principalmente pela do meu amado filho, e tenho certeza que a partir de hoje você irá prestar atenção nessa parte da conferência que até então nem passava pela sua imaginação. 
Se você tiver mais dicas, deixe seu comentário, será importante compartilhar, divulgarei em minha página do Facebook.
 Espero ter contribuído com algumas dicas, seu filho deve estar em um lugar que realmente te convença e não aquele que promete e não cumpre, às vezes o caro sai barato, escolha aquele que irá tocar seu coração e que você se sentirá seguro em deixar sua riqueza. Saiba que a adaptação é para os pais e não para o bebê.

Abraços!

Filho, você é meu maior tesouro

Fonte da foto: Mensagens Curtas.com - http://www.mensagenscurtas.com/mensagens-de-filhos/filho-voce-e-meu-maior-tesouro/

Verdadeiros Heróis!!!

Família reencontra policiais que salvaram a vida do bebê de dois meses

Os policiais realizaram o atendimento e levaram a criança para o hospital

Policiais militares do Grupo Tático Operacional que salvaram a vida da pequena Evelin Luiza, na última quarta-feira (18), em Ceilândia (DF), reencontraram a criança e a família na tarde desta quinta-feira (19).
Os pais da criança solicitaram o auxílio dos policiais militares que passavam pelo local em um patrulhamento de rotina. A menina de apenas dois meses tinha ficado engasgada após ser amamentada pela mãe.
O vídeo feito pelo próprio pai, mostra o momento exato em que os policias realizaram o atendimento que salvou o bebê da morte.
Segundo a mãe, Thassia Fernanda, o momento foi de muita tensão e desespero.
—Minha filha estava passando mal, toda roxinha, a língua dura e babando muito. Só pensamos em pegar o carro e sair correndo para pedir ajuda.
De acordo com o sargento Olivon, chefe da equipe que fez o atendimento, o bebê não respirava e os pais da criança estavam muito angustiados.
—Na hora eu peguei ela no colo e iniciei os procedimentos. Fiz as massagens nas costas e o cabo Neves desobstruiu as vias respiratórias dela. Quando ela começou a respirar já olhando para a gente, foi alivio para todos nós e para a família.
A mãe da criança afirmou que sem o pronto atendimento dos policiais poderia ter acontecido uma tragédia. Ela fez questão de agradecer a equipe e recebeu dos policiais um braçal com o símbolo da corporação para que a menina possa lembrar do dia em que ela foi salva por eles.
 Fonte: R7 Notícias - http://noticias.r7.com/distrito-federal/familia-reencontra-policiais-que-salvaram-a-vida-do-bebe-de-dois-meses-20022015

ESPAÇO MÃE

Mamae Fitnes